Indivíduo e Sociedade




Vamos analisar o tema Indivíduo e Sociedade, abordando também os clássicos da sociologia.

Bons estudos!

Primeira aula: Indivíduo e Sociedade


Segunda aula: As Instituições Sociais




AGORA COMPLEMENTE OS SEUS CONTEÚDOS RESOLVENDO OS EXERCÍCIOS ABAIXO

1. (Unimontes 2012)  Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
a) Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.   
b) As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.   
c) Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.   
d) As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.

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2. (Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim.
a) Fatos sociais.   
b) Expressões culturais.   
c) Ações sociais.   
d) Estruturas políticas.   

e) Relações sociais.   

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3. (Ueap 2011)  Émile Durkheim (1858-1917) foi considerado o pai da Sociologia, enquanto ciência. Segundo ele, seu objeto de estudo são os Fatos Sociais — Toda maneira de atuar, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, conservando uma existência própria, independente das suas manifestações individuais
(DURKHEIM, 1937, p. 129).

Para ele, esses fatos são tratados como “coisas”.
Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que corresponde às três características referentes aos fatos sociais de que trata Durkheim.

1. Coercitividade: os fatos sociais exercem força sobre os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras sociais dominantes, independentemente da vontade dos indivíduos;
2. Exterioridade: os fatos sociais são exteriores e anteriores aos indivíduos, ou seja, as regras sociais, os costumes, as leis, existem anteriormente aos indivíduos;
3. Generalidade: os fatos sociais são gerais, repetem-se em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles;
4. Historicidade: os fatos sociais são estudados pela ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço;
5. Objetividade: o fato social é caracterizado pela qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

As características são:
a) 1, 3 e 5   
b) 2, 3 e 4   
c) 3, 4 e 5   
d) 1, 2 e 3   
e) 1, 3 e 4   

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4. (Uffs 2011)  Na perspectiva clássica da sociologia encontramos em Durkheim a análise do que chamou de:
a) Fato Social.   
b) Método Social.   
c) Método Analítico.   
d) Materialismo Dialético.   
e) Materialismo Histórico Dialético.   


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5. (Ufu 2011)  Segundo Durkheim, o crime é um fato social presente em toda sociedade. Para o autor, nem todo crime é anômico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de coesão social.

A partir do exposto acima, assinale a alternativa correta sobre o significado de anomia social em Durkheim.
a) Ocorre quando há, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, uma situação em que o conjunto de regras, valores e procedimentos são reconhecidos por todos os indivíduos, levando ao desenvolvimento da sociedade.   
b) Conceito que descreve os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam na perda da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.   
c) Conceito que descreve a ocorrência, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, de um estado de complementaridade e interdependência entre os indivíduos, o que leva a uma menor divisão do trabalho social e ao fortalecimento das instituições sociais.   
d) Ocorre quando os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno resultam no fortalecimento da coesão social e da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.   

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6. (Unimontes 2012)  A perspectiva weberiana de estudos sociológicos fundamenta-se na possibilidade de o cientista compreender a ação social do indivíduo, ou seja, em atores sociais capazes de conduzir suas próprias ações, que têm motivações e sentidos. Para ele, a ação social e suas diferentes motivações levam a quatro categorias ou tipologias. Assinale as colunas correspondentes às características de cada uma.

1- Ação social racional em relação a fins
2- Ação social racional com relação a valores
3- Ação social tradicional
4- Ação social afetiva

(    ) O agente tem motivações e inspirações imediatas como, por exemplo, de medo, de ódio ou entusiasmo.
(   ) São modos de condutas que obedecem a estímulos habituais, de modo que ocorrem e são praticadas por vários agentes como um costume.
(    ) O agente possui um comportamento fiel às suas convicções como, por exemplo, na política ou no exercício da liberdade religiosa.
(   ) O agente disporá de todos os meios necessários para atingir um fim preestabelecido como, por exemplo, quando ele está praticando uma ação no mercado.

A sequência correta é
a) 3, 2, 4, 1.   
b) 2, 1, 4, 3.   
c) 4, 1, 2, 3.   

d) 4, 3, 2, 1.   

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7. (Uem 2012)  Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, assinale o que for correto.
01) Segundo essa perspectiva sociológica, a ordem social impõe-se aos indivíduos como força exterior e coercitiva, submetendo, assim, as vontades desses indivíduos aos padrões sociais estabelecidos.   
02) A ação social é entendida como um comportamento dotado de sentido subjetivamente visado e orientado para o comportamento de outros atores.   
04) O sociólogo tem como tarefa fundamental a identificação e a compreensão causal dos sentidos e das motivações que orientam os indivíduos em suas ações sociais.   
08) O que garante a cientificidade da análise sociológica é o recurso à objetividade pura dos fatos.   

16) As instituições sociais são definidas como resultados de relações sociais estáveis e duráveis, passíveis de serem alteradas a partir de transformações nos sentidos atribuídos pelos indivíduos às suas ações.   

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8. (Uema 2012)  No conjunto da sua Sociologia compreensiva, o sociólogo alemão Max Weber define ação social como ação
a) racional em que o agente associa um sentido objetivo aos fatos sociais.   
b) desprovida de sentido subjetivo e motivacional.   
c) humana associada a um sentido objetivo.   
d) cuja intenção fomentada pelos indivíduos se refere à conduta de outros, orientando-se por ela.   
e) não orientada significativamente pela conduta do outro em prol de um bem comum.   

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9. (Uncisal 2012)  A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos mais importantes em termos sociológicos. Tal teoria, pela óptica marxista, defende que
a) os conflitos sociais são culturais, sendo expressões do embate entre a tradição e a inovação.   
b) os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção.   
c) as sociedades mais avançadas são aquelas que melhor se adaptaram ao longo do processo histórico, sendo as menos aptas extintas.   
d) os conflitos sociais são observados apenas nas sociedades anteriores à Revolução Industrial.   

e) todas as relações sociais estão desvinculadas da esfera econômica, sendo os conflitos políticos o alicerce da vida em sociedade.   

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10. (Unicentro 2011)  Teria orgulho, sim, e estava seguro de que um dia teria mesmo esse orgulho, se a luta e o sofrimento fossem não para preservar um Brasil onde muitos trabalhavam e poucos ganhavam, onde o verdadeiro povo brasileiro, o povo que produzia, o povo que construía, o povo que vivia e criava, não tinha voz e nem respeito, onde os poderosos encaravam sua terra apenas como algo a ser pilhado e aproveitado sem nada darem em troca, piratas de seu próprio país; [...] teria orgulho se essa luta tivesse sido, como poderia ser, para defender um Brasil onde o povo governasse, um grande país, uma grande Pátria, em que houvesse dignidade, justiça e liberdade!

RIBEIRO, J. U. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1984.

Os escritos de Karl Marx refletem o seu interesse pelas mudanças do tempo moderno, principalmente as ligadas ao desenvolvimento do capitalismo e a seus principais elementos: o capital e a mão de obra assalariada. Nesse sentido, pode-se utilizar esse recorte de texto do clássico de João Ubaldo Ribeiro para exemplificar o conceito de
a) mais-valia, que, ao desvalorizar o trabalho, aumenta o valor do produto e gera diferenças sociais.   
b) luta de classes, as quais, no capitalismo, estabelecem desigualdades e relações de antagonismo e exploração.   
c) dominação, em que a economia mecanicamente determina todas as demais esferas da sociedade.   
d) trabalho visto como a única força capaz de fazer um grupo se sobrepor ao outro, impondo a sua vontade como verdade.
e) alienação, em que os operários não percebem o produto final como resultado do seu trabalho por causa das desigualdades sociais.   

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11. (Uffs 2011)  É uma ideia que na sociedade capitalista pressupõe a elaboração de um discurso homogêneo, pretensamente universal, que, buscando identificar a realidade social com que as classes dominantes pensam sobre ela, esconde, oculta as contradições existentes e silencia as representações contrárias às dessa classe.
a) A ideia de justiça   
b) A ideia de ordem   
c) A ideia de democracia   

d) A ideia de ideologia   
e) A ideia de progresso   

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12. (Uem 2012)  Sobre as instituições responsáveis pelos processos de socialização dos indivíduos, assinale o que for correto.
01) A família deixou de ser uma instituição de socialização primária relevante, pois no século XXI não transmite mais as habilidades necessárias para o agir em sociedade.   
02) A escola é responsável pela socialização secundária dos indivíduos, atuando tanto na formação profissional dos estudantes quanto na transmissão de valores e normas compatíveis com a estrutura social vigente.   
04) Os grupos de colegas e amigos formados na adolescência e na juventude podem ser definidos como instituições de socialização importantes, pois desempenham papel cada vez mais relevante no processo de formação das identidades sociais.   
08) Os meios de comunicação, apesar de cada vez mais presentes na vida moderna, não interferem no processo de socialização primária e secundária, pois a exposição aos seus conteúdos sempre é mediada e controlada pela família e pela escola.   

16) O processo de socialização se encerra no final da juventude, não se estendendo pela vida adulta. Nessa etapa da vida individual adulta, as habilidades e valores necessários para viver em sociedade já estão de tal forma cristalizados que não podem mais ser alterados

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13. (Uem 2009)  Leia o texto a seguir:

“O lado dramático e cruel da situação educacional brasileira está exatamente aí. O homem da camada social dominante tira proveito das deformações de sua concepção de mundo. Ao manter a ignorância, preserva sua posição de mando, com os privilégios correspondentes. O mesmo não sucede com o homem do Povo. As deformações de sua concepção de mundo atrelam-no, indefinidamente, a um estado de incapacidade, miséria e subserviência. Transformar essa condição humana, tão negativa para a sociedade brasileira, não poderia ser uma tarefa exclusiva das escolas. Todo o nosso mundo precisaria reorganizar-se, para atingir-se esse fim. No entanto, é sabido que as escolas teriam uma contribuição específica a dar, como agências de formação do horizonte intelectual dos homens.”

(FERNANDES, Florestan. Educação e Sociedade no Brasil. In: TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2007, p. 155-156.)

Considerando o que diz o trecho acima e as características da “instituição escolar”, assinale o que for correto.
01) A escola é a instituição social responsável por promover, por meio da reorganização intelectual das classes dominantes, a transformação social.   
02) As diferenças culturais existentes na sociedade de classes favorecem as camadas dominantes que encontram, na escola, o reforço e a valorização de conhecimentos já compartilhados no espaço familiar.   
04) O homem do povo encontra, na escola, um espaço de valorização dos seus saberes, os quais se transformam em um componente fundamental de ingresso no mercado de trabalho na sociedade capitalista. 
08) Em uma sociedade de classes, os filhos das classes dominantes e populares desenvolvem, por meio da educação escolar, as mesmas competências e habilidades.   
16) Quando assumem a responsabilidade de agir sobre a formação intelectual humana, as escolas têm um alto potencial transformador.   

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14. (Ufpa 2008)  Pode-se dizer que as diferenças culturais existentes na humanidade são explicadas e compreendidas, entre outros fatores, por meio de seus processos de socialização. A escola é um importante espaço desse processo porque
a) proporciona a educação formal, que é um instrumental relevante na manutenção das realidades socioculturais, uma vez que apenas os membros mais velhos de uma dada sociedade determinam o modo se ser, agir e pensar das novas gerações.   
b) é possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente e em situações diversas.   
c) transmite modelos sociais de comportamento homogêneo, uma vez que as diferenças sociais e culturais entre as pessoas garantem o dinamismo neste processo educativo.   
d) busca ampliar ações afirmativas por meio do diálogo com outras identidades, ou seja, o interculturalismo, baseando-se na eliminação das diferenças socioculturais e reforçando conflitos e disputas pela manutenção ou ampliação de poder.   

e) aprender e ensinar aspectos culturais são processos que se manifestam em momentos e lugares específicos da educação formal, como é o caso do que se processa nas escolas e universidades.   

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15. (Unicentro 2012)  A respeito dos estudos sobre instituições familiares, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

(     ) O conceito sociológico de “família” é definido como a união entre um homem e uma mulher, ligados por laços de sangue, de matrimônio ou de adoção.
(     ) As relações desiguais de poder dentro da família revelam que certos membros tendem a ter mais benefícios que outros.
(     ) Os casamentos, atualmente, têm caráter voluntário, não sendo mais orientados apenas por interesses econômicos e familiares, o que ocasionou liberdades, mas também novas coerções.
(     ) Os primeiros casos de casamento entre pessoas do mesmo sexo, no Brasil, é amparado pelo princípio de isonomia, para o qual todos são iguais perante a lei.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
a) F V F V   
b) V F F F   
c) F V V V   
d) V F F V   

e) V F V F   

GABARITO

1) D

2) A

3) D

4) A

5) B

6) D

7) 02 + 04 + 16 = 22.

8) D

9) B

10) B

11) D

12) 02 + 04 = 06.

13) 02 + 16 = 18.

14) B

15) C





7 comentários:

  1. professor,não compreendi o motivo de o gabarito da questão 13 possuir alternativas opostas como resposta,já que na afirmação 16aponta a escola como agente transformador e na afirmação2 aponta a manutenção de um conhecimento que ja veio da educação familiar das classes dominantes.(ou pelo menos eu entendi isso da questão)Poederia me explicar,obrigada.

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  2. NICE lista, ajudou de mais na fixação e entendimento do conteúdo. VLWWWW

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  3. 1) De acordo com o texto acima, o que é preciso ser feito para que o
    individuo seja considerado socializado?
    2) O autor diz no texto que a socialização não acaba na fase adulta.
    Explique por quê.
    3) Quais são as duas etapas do processo de socialização abordada por
    Antony Guiddens? Explique-as.
    4) A construção da identidade também é parte fundamental para a
    socialização e construção da individualidade do sujeito. Explique por quê.​

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