Cultura e Diversidade







Cultura: um dos temas mais discutidos da atualidade. Muita atenção!



RESOLVE OS EXERCÍCIOS ABAIXO E COMPLEMENTE OS SEUS CONHECIMENTOS.

1. (Unioeste 2012)  Quando falamos em identidade, logo pensamos em quem somos. A construção de identidades como: “ser brasileiro”, “ser português”, “ser cigano”, “ser gremista”, “ser homem”, “ser mulher” é um processo sociocultural pelo qual se marca as fronteiras de pertencimento social e/ou cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
a) as identidades são estáticas, é algo natural, ela nos acompanha por toda a vida.   
b) as identidades são construídas nas relações sociais, são situacionais, relacionais e constroem-se na relação entre o “nós” e os “outros”, cria um nós coletivo.   
c) identidades surgem através de um determinismo geográfico que molda o nosso modo de ser e agir.   
d) identidades são produtos de marketing e geram vínculos entre os indivíduos.   

e) identidades são heranças genéticas. 

2. (Uel 2011)  No dia 16 de junho de 2010, o Senado brasileiro aprovou o Estatuto da Igualdade Racial.

            Os senadores [...] suprimiram do texto o termo “fortalecer a identidade negra”, sob o argumento de que não existe no país uma identidade negra [...]. “O que existe é uma identidade brasileira. Apesar de existentes, o preconceito e a discriminação não serviram para impedir a formação de uma sociedade plural, diversa e miscigenada”, defende o relatório de Demóstenes Torres.

(Folha.com. Cotidiano, 16 jun. 2010. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/751897-sem-cotas-estatuto-da-igualdaderacial-e-aprovado-na-ccj-do-senado.shtml>. Acesso em: 16 jun. 2010.)

Com base no texto e nos conhecimentos atuais sobre a questão da identidade, é correto afirmar:
a) A identidade nacional brasileira é fruto de um processo histórico de realização da harmonia das relações sociais entre diferentes raças/etnias, por meio da miscigenação.   
b) A ideia de identidade nacional é um recurso discursivo desenraizado do terreno da cultura e da política, sendo sua base de preocupação a realização de interesses individuais e privados.   
c) Lutas identitárias são problemas típicos de países coloniais e de tradição escravista, motivo da sua ausência em países desenvolvidos como a Alemanha e a França.   
d) Embora pautadas na ação coletiva, as lutas identitárias, a exemplo dos partidos políticos, colocam em segundo plano o indivíduo e suas demandas imediatas.   
e) As identidades nacionais são construídas socialmente, com base nas relações de força desenvolvidas entre os grupos, com a tendência comum de eleger, como universais, as características dos dominantes.   

3. (Uem 2010)  “A feijoada, o mais conhecido dos chamados ‘pratos nacionais’, tem como base a comida do cotidiano. Mas, nesse caso, a dupla feijão com arroz, acompanhada pela farinha de mandioca, sofre uma transformação não apenas no conjunto dos ingredientes, mas sobretudo em seu significado, transformada em um prato emblemático – possuidor de um sentido unificador e marcador de identidade – ou ‘típico’.”

(MACIEL, Maria E. “Uma cozinha brasileira”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 33, jan-jun de 2004, p.33)

Considerando a alimentação humana como um processo social e cultural, assinale o que for correto.
01) Respeitada como um conjunto de saberes e práticas sociais, a culinária de um povo compõe parte de seu patrimônio cultural.   
02) Definir a feijoada como prato tipicamente brasileiro implica considerá-la como uma combinação de símbolos e classificações que representariam o “modo de ser” desta nacionalidade.   
04) A combinação arroz e feijão atende às necessidades nutricionais típicas da raça brasileira e das deficiências biológicas oriundas da miscigenação entre brancos, negros e indígenas.   
08) As restrições e proibições alimentares de fundo religioso baseiam-se em interdições nutricionais cientificamente comprovadas como maléficas ao sustento físico do indivíduo.   
16) Diferentemente dos chamados pratos típicos, que destacam as características das cozinhas regionais, o fast-food configura-se num tipo de alimentação identificada com o processo de globalização da cultura.   

4. (Uem 2009)  Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, na cultura brasileira,
01) o futebol pode ser pensado como símbolo de nacionalidade que ultrapassa as barreiras existentes entre diferentes grupos sociais, tornando possível a um indivíduo como Pelé condensar o que seria o estilo brasileiro de jogar.   
02) o processo de miscigenação pelo qual passou a sociedade brasileira não teve reflexos em nossa culinária, tornando a feijoada e a caipirinha, respectivamente, prato e bebida típicos apenas para baianos e cariocas.   
04) o contato interétnico é um fenômeno que ocorreu somente no período colonial e foi fundamental para manutenção dos rituais religiosos de algumas tribos indígenas.   
08) o carnaval possibilita o encontro de diferentes grupos étnicos e sociais, subvertendo, ainda que momentaneamente, as hierarquias presentes na sociedade brasileira.   
16) o futebol, a culinária e o carnaval são práticas culturais que mascaram a existência das desigualdades socioeconômicas presentes na sociedade brasileira; por isso, não devem ser tomados como objeto de estudo pela sociologia

5. (Ufu 2004)  Cientistas sociais reconhecidos têm apontado algumas contradições dos processos da globalização com fortes impactos sobre as identidades e culturas nacionais. Estes sugerem que ocorrem dois processos: tanto a tendência à autonomia nacional e aos particularismos culturais, que mantêm a heterogeneidade, quanto a tendência globalizante, que força a homogeneidade cultural, conforme HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 1999, p. 68-69.

Com base no argumento acima, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese sociológica teoricamente incorreta sobre a heterogeneidade da produção cultural nas sociedades capitalistas contemporâneas.
a) As identidades nacionais estão em declínio, mas novas identidades híbridas estão surgindo, pois todas as identidades, por definição, são formadas por representações simbólicas historicamente condicionadas, face a sociedades diferentes. Estas resultam de comunidades unitárias imaginadas, mitos fundacionais e tradições inventadas
b) As identidades nacionais sofrem certo declínio como resultado da tendência de homogeneização cultural, promovida pelo aumento da circulação de mercadorias e dos sistemas simbólicos dominantes, que são mediados pelos agentes detentores dos meios de comunicação massivos, atualmente informatizados e internacionalizados.   
c) As identidades nacionais e outras identidades particulares, como as de classe, de gênero, de etnia e de religião, estão sendo reelaboradas e até reforçadas como expressão de resistência à globalização e à homogeneização das culturas, demarcando uma das contradições apontadas pelos cientistas sociais.   
d) A produção cultural apresenta uma grande heterogeneidade de sujeitos produtores e consumidores, pela propriedade e disponibilidade geral dos meios técnicos para reprodução de quaisquer sistemas simbólicos, como se comprova pelo acesso generalizado à televisão e à comunicação informatizada da Internet

6. (Ufu 1998)  "Na linguagem corrente, é comum que se usem como sinônimos as palavras "Estado", "Nação", "País" etc.. É preciso que esses termos sejam distintos, para que não caiamos numa confusão irremediável."

(RIBEIRO, João Ubaldo. Política; quem manda, por que manda, como manda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986, p. 49/50)

Tomando como referência o texto acima, assinale o significado da palavra "nação".

I. Nação é um processo de criação de uma identidade comum dos grupos étnicos, linguísticos, religiosos e regionais.
II. Indivíduos que têm uma história, valores, hábitos e arte comuns.
III. Necessita, para sua existência, de um território fixo, delimitado e exclusivo.
IV. Não se pode distinguir do que seja Estado, porque encaixa-se completa e exclusivamente dentro de um Estado.  
a) I e II estão corretas.    
b) I e IV estão corretas.   
c) III e IV estão corretas.   
d) II, III e IV estão corretas.   
e) Todas as afirmativas estão corretas. 

7.

Nela percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente, sociedade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que comunidade
a) é composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.   
b) é um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.   
c) é constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.   
d) é a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.   
e) pode ser definida como heterogênea, pois as atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas.   

8.



“Nossas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. Rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença. As ideias etnocêntricas que temos sobre as “mulheres”, os “negros”, os “empregados”, os “paraíbas de obra”, os “colunáveis”, os “doidões”, os “surfistas”, as “dondocas”, os “velhos”, os
“caretas”, os “vagabundos”, os “gays”, e todos os demais “outros” com os quais temos familiaridade, são uma espécie de “conhecimento”, um “saber” baseado em formulações ideológicas que, no fundo, transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.”

(ROCHA, Everardo P.G. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988. Adaptado)

A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é:
a) Vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição e da relação entre elas.   
b) Relativizamos o significado de um ato que é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece; a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado.   
c) Criamos um conjunto de “outros” que servem para reafirmar, por oposição, uma série de valores de um grupo dominante que se autopromove como modelo.   
d) Compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na diferença.    

9. (Ueg 2011)  “Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas”.

CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103.

Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
a) o time do Palmeiras possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo.   
b) a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.   
c) o peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo.   
d) o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.

10. No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil.



Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural,
a) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropologos.   
b) as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.   
c) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.   
d) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.   
e) a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.   

GABARITO

1) B

2) E

3) 01 + 02 + 16 = 19

4)  01 + 08 = 09.

5) D

6) A

7) B

8) C

9) D

10) C

2 comentários:

  1. Ótimas questões. Obrigado. Esse blog é genial.

    ResponderExcluir
  2. dzcxxznasvc xv awc sdcc ac adccfc xawsevcfc
    anf cbc sa b avc fc xas aqwvafsv baytg\ wsbvgvbv

    ResponderExcluir