O Surgimento da Sociologia - Auguste Comte




Assista agora uma aula com os principais conteúdos sobre Auguste Comte.

Ao final, resolva os exercícios e confira o gabarito.

Bons estudos!


COMPLEMENTE OS SEUS CONHECIMENTOS RESOLVENDO OS EXERCÍCIOS ABAIXO.

(Gabarito ao final).

1. (Uema 2012)  Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico.
a) Busca da complexidade e dualidade – sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.   
b) Busca da objetividade e neutralidade – sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.   
c) Busca da singularidade e objetividade – sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.   
d) Busca da complexidade e singularidade – sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.   
e) Busca de subjetividade e pluralidade – sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.   

______________

2. (Uem 2012)  Sobre o positivismo, corrente teórica pioneira na sistematização do pensamento sociológico, assinale o que for correto.  
01) Apesar de reconhecer as diferenças entre fenômenos do mundo físico e do mundo social, o positivismo busca no método das ciências da natureza a orientação básica para legitimar a sociologia.   
02) O positivismo enfatiza a coesão e a harmonia entre os indivíduos como solução de conflitos, para alcançar o progresso social.   
04) O positivismo endereça uma contundente crítica à sociedade europeia do século XIX, sobretudo em razão das desigualdades sociais oriundas da consolidação do capitalismo.   
08) O positivismo utiliza recorrentemente a metáfora organicista para se referir à sociedade como um todo constituído de partes integradas e coesas, funcionando harmonicamente, segundo uma lógica física ou mecânica.   
16) O positivismo defende uma concepção evolucionista da história social, segundo a qual o estágio mais avançado seria dominado pela razão técnico-científica.

______________

3. (Unimontes 2012) Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador positivista que propôs uma nova ciência social à Sociologia, que inicialmente foi chamada de Física Social. Sobre os princípios dessa ciência para esse autor, analise as afirmativas e assinale as alternativas, marcando V para verdadeiro ou F para falso.

(     ) No estágio positivo, a vida social será explicada pela filosofia, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento.
(     ) A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola, pois ali os membros de uma sociedade aprenderiam, desde pequenos, a importância da obediência e da hierarquia.
(     ) A maturidade do espírito seria encontrada na ciência; por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos literários e artísticos prevalecem sobre os científicos.
(     ) Defendeu a necessidade de substituir a educação europeia, ainda essencialmente teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito da civilização moderna.

A sequência correta é
a) F,V,V.F.   
b) F,V,F,V.   
c) V,F,F,F.   
d) V,V,V,F.   

______________

4. (Uncisal 2011)  O lema “Prever para Prover” é inspirado no pensamento social do pensador da sociologia:
a) Auguste Comte.   
b) Max Weber.   
c) Karl Marx.   
d) Rui Barbosa.   
e) Joaquim Nabuco.   

______________

5. (Uncisal 2011)  O lema “Ordem e Progresso” da bandeira brasileira foi inspirado no cientista social
a) Durkheim.   
b) Marx.   
c) Weber.   
d) Comte.   
e) Bourdieu.   

______________

6. (Unicentro 2011)  Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender esse progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social. Era um grande defensor da moderna sociedade capitalista. Essa descrição está relacionada com o perfil de
a) Karl Marx.   
b) Max Weber.   
c) Auguste Comte.   
d) Émile Durkheim.   
e) Herbert Spencer.   

______________

7. (Unicentro 2011)  Para Augusto Comte, uma das funções da Sociologia ou Física Social era encontrar leis sociais que conduzissem o progresso da humanidade. Sobre os estágios do progresso social discutidos pelo autor, é correto afirmar:
a) O estágio teológico nega a existência de apenas uma explicação divina para os fenômenos naturais e sociais.   
b) O positivismo é o estágio superior do progresso social, porque se sustenta nos métodos científicos.   
c) O estágio mais simples é o mítico, seguido pelo teológico e pelo científico, que é o mais elaborado.   
d) O primeiro estágio do conhecimento é o metafísico, em que conceitos abstratos explicam o mundo.   
e) A Europa exemplificava uma sociedade em estado de desenvolvimento teológico.   

______________

8. (Uel 2011)  O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim.
Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:
a) A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.   
b) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.   
c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais.   
d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.   
e) O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.   

______________

9. (Unicentro 2010)  “O nome “positivismo” tem sua origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela”

(COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.).

Sobre o positivismo assinale a alternativa correta.
a) O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando à obtenção de resultados claros, objetivos e completamente correto.   
b) O positivismo não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza e sim criou o seu próprio método investigativo.   
c) O positivismo foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.   
d) O positivismo baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.   
e) O positivismo não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas.   

______________

10. (Unimontes 2010)  Uma das grandes preocupações de Auguste Comte era a crise de sua época, causada, segundo ele, pela desorganização social, moral e de ideias. A solução se encontraria na constituição de uma teoria apropriada – a Sociologia –, capaz de extinguir a anarquia científica vigente, origem do mal. Esse seria, precisamente, o momento em que se atingiria o estado positivo, o grau máximo de complexidade da ciência.
Estão corretos os conceitos que foram discutidos e defendidos por Auguste Comte como os mais importantes para a sua Sociologia:
a) estática, dinâmica, individualismo e alienação.   
b) positivismo, ordem e progresso, autoridade moral.   
c) cientificismo, organicismo, evolucionismo e indústria cultural.  
d) consenso moral, altruísmo, contratualismo e individualismo.    

GABARITO

1) B

2) 01 + 02 + 08 + 16 = 27.

3) B

4) A

5) D

6) C

7) B

8) D

9) A

10) B


Um comentário: