Os Movimentos Sociais




Abordagem do surgimento dos movimentos sociais e seus impactos nos dias atuais.


COMPLEMENTE SEUS ESTUDOS RESOLVENDO OS EXERCÍCIOS ABAIXO.

1. (Unimontes 2012)  À medida que, a partir dos anos 70, amplia-se uma cultura democrática no Brasil, que os movimentos sociais, junto com outros setores democráticos, vão .arrombando as portas da ditadura., o Estado torna-se lentamente permeável à participação de novos atores sociais. O Estado brasileiro, tradicionalmente privatizado pelos seus vínculos com grupos oligárquicos, vai lentamente .cedendo. espaço, tornando-se mais permeável a uma sociedade civil que se organiza, que se articula, que constitui espaços públicos nos quais reivindica opinar e interferir sobre a política, sobre a gestão do destino comum da sociedade. A radicalização da democracia não significa apenas a construção de um regime político democrático, mas também a democratização da sociedade e a construção de uma cultura democrática. Esse é ainda um desafio.

(Adaptado de CARVALHO, Maria do C.A.A. Participação social no Brasil hoje. Disponível em
<http://www.polis.org.br/obras/arquivo_169.pdf> Acesso em maio 2011.

Considerando o texto e essa conjuntura, analise as afirmativas, tendo em vista o significado da participação social:

I. Participar da gestão dos interesses coletivos significa participar do governo da sociedade, disputar espaço no Estado e no mercado, nos espaços de definição e execução das políticas públicas.
II. Os movimentos sociais têm, apesar das limitações e precariedades, construído contrapartidas que colocam num outro patamar de dignidade e respeito setores excluídos da sociedade, rompendo as fronteiras dos espaços onde têm sido confinados.
III. Ampliar a tolerância, o respeito democrático pelo diferente, eliminar as segregações raciais, de gênero, de opção sexual, entre outras, é o resultado da incidência de práticas participativas que constroem e modificam os valores sociais.
IV. Participar significa questionar o monopólio do Estado como gestor da coisa pública, construir espaços públicos não estatais, abrir caminhos para o aprendizado da negociação democrática e afirmar a importância do controle social sobre o Estado.

Estão corretas as afirmativas
a) II, III e IV, apenas.   
b) I, II e III, apenas.   
c) I, III e IV, apenas.   
d) I, II, III e IV.   

_____________

2. (Uem 2012)  Sobre os novos movimentos sociais que eclodiram na segunda metade do século XX, assinale o que for correto.
01) As alterações na estrutura social que conduziram à crescente presença das mulheres na vida econômica, política e cultural, contribuíram para o surgimento do movimento feminista que defende, dentre outras causas, o direito à isonomia
02) O ambientalismo se caracteriza como um novo movimento social ao questionar o modelo de desenvolvimento autodestrutivo do capitalismo em sua fase monopolista avançada.   
04) Uma das novidades apresentadas pelos novos movimentos sociais foi a denúncia das contradições da sociedade capitalista em diferentes padrões de relações e não apenas na dimensão produtiva.   
08) Apesar de serem organizados por grupos bastante diversos, os novos movimentos sociais se orientam pelo mesmo dogmatismo revolucionário característico do movimento operário tradicional.   
16) Os movimentos ecológico e pacifista estendiam suas críticas também ao bloco de países do chamado socialismo real.   

_____________

3. (Ufpr 2012)  Para muitos autores, a década de 1980 foi muito importante para a pluralização e fortalecimento dos movimentos sociais em nosso país. Agora surgem novas formas de participação e mobilização social. Comente o papel dos movimentos sociais no Brasil dos anos 80 e compare-os às novas formas de participação política do século XXI.

_____________

4. (Uncisal 2012)  Leia o texto abaixo.

Como valor universal, os direitos humanos justificam ações políticas e intervenções militares internacionais e, paradoxalmente, influenciam movimentos sociais de dimensão universal ou regional e local. Os movimentos sociais produzem conflitos, ampliam os espaços de participação e procuram novas formas de organização social.

(Sólon Eduardo Viola. Movimentos Sociais e Direito – adaptado)

Com referência aos novos movimentos sociais, qual opção se apresenta como incorreta?
a) As questões ambientais se inserem efetivamente no conjunto de temas abordados pelos novos movimentos sociais, assim como questões relativas à situação das mulheres, os direitos dos homossexuais e as questões étnicas e raciais.   
b) Os novos movimentos sociais refletem a complexidade das relações existentes no mundo globalizado, considerando as diversidades e evitando assumir posições políticas contestatórias e/ou polêmicas.   
c) Os atuais movimentos sociais lutam por uma cidadania universal por meio da extensão dos direitos de cidadania a todos os indivíduos que compõem a sociedade.   
d) A busca de reconhecimento identitário é uma das marcas mais visíveis dos novos movimentos sociais.   
e) Os avanços tecnológicos e o barateamento dos meios de transporte potencializam as ações dos movimentos sociais. As redes sociais ampliaram os fóruns de discussão, unindo ativistas de vários segmentos com ideias semelhantes e tornando mais visível a conexão entre os problemas locais e suas fontes globais.   

_____________

5. (Unicentro 2012)  A vida política não acontece apenas dentro do esquema ortodoxo dos partidos políticos, da votação e da representação em organismos legislativos e governamentais. O que geralmente
ocorre é que alguns grupos percebem que esse esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais, ou mesmo os bloqueia efetivamente. [...] Às vezes, a mudança política e social só pode ser realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política.

GIDDENS, A. Sociologia. 4. ed. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre : Artmed, 2008.

Há um tipo comum de atividade política não ortodoxa, que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais, que se chama de
a) interação social.   
b) mobilidade lateral.   
c) movimento social.   
d) princípio preventivo.   
e) movimento de acomodação urbana.   

_____________

6. (Uel 2012)  O texto a seguir nos dá notícia acerca da introdução de formas rígidas de organização das torcidas de futebol no Brasil.

Os integrantes de torcidas organizadas de todo o país terão que se cadastrar previamente para ter acesso aos estádios. No Rio de Janeiro, o procedimento começou hoje (13), com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as lideranças das torcidas, o Ministério Público e o Ministério do Esporte. O TAC prevê que as torcidas organizadas terão que se tornar pessoas jurídicas, com registro de seus estatutos em cartório. As que têm menos de 200 membros serão dispensadas de registro em cartório. As torcidas terão seis meses para enviar à autoridade policial cadastro contendo a identificação completa de seus integrantes, incluindo foto, endereço e assinatura. Para entrar nos estádios vestindo ou portando adereços de torcidas organizadas, eles terão de ter carteira padronizada. Caso seja descumprida a medida, a torcida organizada estará sujeita a sanções que vão desde multa de até R$ 10 mil ao banimento dos estádios por período de até três anos.

(Vladimir Platonow. Torcidas organizadas começam a cadastrar integrantes para entrar em estádios. Jornal do Brasil. 13 jun. 2011, p.1. Disponível em: <http://www.jb.com.br/esportes/noticias/2011/06/13/torcidas-organizadas-comecam-a-cadastrar-in egrantes-para-entrarem- estadios/>. Acesso em: 30 jun. 2011.)

As torcidas organizadas de futebol constituem uma manifestação espontânea ou um movimento social? Justifique sua resposta. 

_____________

7. (Unicentro 2011)  Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes, por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que
a) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.   
b) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.   
c) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.   
d) se desenvolvem a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.   
e) realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores salários.   

_____________

8. (Uema 2011)  No Brasil, segundo Juliana Tavares (In: Revista Sociologia. São Paulo: Escala, ano 1, nº 3, 2007), o custo do fracasso das mobilizações sociais e as tentativas de mudanças sociais evidenciam a questão do desemprego, da violência institucional e do agravamento no processo de marginalização. Nesse contexto, o povo convive e se acomoda pacificamente com a miséria cotidiana, sem perspectiva de mudança. A partir desse raciocínio, identifique os conceitos sociológicos relacionados a movimentos sociais no Brasil.
a) Cidadania; indústria cultural; identidade; individualismo; resistência social.   
b) Participação política; violência; desmobilização; alienação; individualismo.   
c) Ideologia; participação política; cidadania; identidade; projeto político.   
d) Identidade; comportamento de massa; propriedade; cidadania; alienação.   
e) Projeto político; cidadania; propriedade; alienação; identidade. 

_____________

9. (Unioeste 2011) Os conflitos sociais gerados durante o desenvolvimento do capitalismo promoveram o nascimento de um conjunto de movimentos sociais ao longo da história contemporânea. No intuito de problematizar e transformar a realidade vivida movimentos de trabalhadores da cidade e do campo surgiram no mundo todo, exigindo respostas às dificuldades existentes e melhorias nas condições de vida da população. Contudo, tais movimentos sofreram muitas modificações nas últimas décadas. Sobre isso é incorreto afirmar que
a) com o fortalecimento da democracia e da participação popular nas eleições representativas os movimentos sociais perderam importância, pois é o voto o único e o verdadeiro canal de participação política da população.   
b) o fim do bloco soviético e a crise nos partidos de esquerda promoveram um refluxo ideológico nos movimentos sociais, que gradativamente abandonaram a perspectiva revolucionaria em defesa da colaboração com o Estado e com as elites dirigentes.   
c) o fortalecimento de outros canais de reivindicação, como a televisão e a internet, enfraqueceu umas das funções primordiais dos movimentos sociais, que era de deixar público as necessidades de comunidades especificas.   
d) embora existam inúmeros movimentos sociais no Brasil, o Movimento Sem Terra continua a ser o mais significativo, devido ao número de pessoas que representa e as suas formas de luta.   
e) no mundo contemporâneo, as organizações não governamentais vêm dividindo espaço com os movimentos sociais nos processos de divulgação dos diferentes problemas sociais e também na representação popular.

_____________

10. (Unicentro 2010)  Os movimentos sociais estão presentes em todas as sociedades, devendo ser compreendidos como um fenômeno inerente aos processos de mudança. No Brasil, “os movimentos sociais que ocorreram ao longo de mais de cem anos de República, quer sejam aqueles centrados na luta pela terra, quer sejam aqueles voltados às relações de trabalho, quer sejam, ainda, aqueles voltados à melhoria das condições de vida na cidade, como os movimentos por transportes, habitação, saúde etc., foram todos marcados pelas lutas para conquistar direitos de cidadania.”

(Tomazi, Nelson Dácio (coordenador). Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p.253).

Tendo em vista o amplo espectro que recobre os movimentos sociais e a questão da cidadania, assinale a alternativa incorreta.
a) Na primeira metade dos anos 70, em meio à repressão policial e à euforia do “Milagre Brasileiro” a sociedade civil, através dos setores populares, iniciou uma série de movimentos sociais voltados para as necessidades urbanas (transporte, saúde, habitação, creches etc.).   
b) Entre os vários movimentos surgidos, na metade dos anos 70, alguns chamaram a atenção pelas características violentas que assumiram como é o caso do Movimento de Quebra-Quebras de Trens Suburbanos em São Paulo e no Rio de Janeiro.   
c) O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra que teve início ainda na Primeira República, com a volta do estado de direito e da legalidade da luta pela Reforma Agrária, é de longe um dos movimentos sociais mais atuantes da História brasileira.   
d) Nos ano 80, destacam-se os movimentos de massa, em especial o movimento por eleições diretas para a presidência da República – as Diretas-Já (1984-1985) -, que dinamizaram a vida político-partidária do país ao mobilizar multidões em passeatas e comícios.   
e) Em nome do estabelecimento da ética na política, no início dos anos 90, o movimento dos “caras-pintadas” foi, em meio às intensas mobilizações da sociedade civil, decisivo para a deposição do então presidente da República, Fernando Collor de Mello.

_____________


11. (Uel 2010)  Leia o texto a seguir:

Em 1978, uma greve que parecia amalucada, organizada em menos de uma semana na fábrica de ônibus e caminhões Scania-Vabis, em São Bernardo do Campo, alastrou-se por boa parte do ABC paulista. Questionou a legislação sindical então ultrarrestritiva, ampliou o direito de greve, deixou perplexos os patrões e na defensiva a ditadura militar; construiu novos paradigmas para a ação dos sindicatos e projetou pela primeira vez o nome de Luiz Inácio da Silva, o Lula, para fora dos meios metalúrgicos. Trinta anos depois, alguns destacados militantes dessa jornada se perguntam: “Acabou?”.

(Militantes questionam o rumo do sindicalismo 30 anos após greve de 78, Folha de São Paulo, 11 maio 2008.)

Sobre o processo histórico referido no texto e com base nos conhecimentos sobre as mudanças recentes nas relações de trabalho, considere as afirmativas a seguir:

I. O movimento grevista do fim da década de 1970 aumentou sua legitimidade e importância entre os trabalhadores porque atuou dentro da estrutura sindical oficial de Estado e por ser custeado pelo imposto obrigatório.
II. Embora tenha ampliado o direito de greve e contestado o regime político vigente no país, as greves citadas não surtiram maiores consequências práticas, o que se verifica no distanciamento que adotaram em relação ao movimento para a redemocratização do país.
III. Após as greves de 1978, o movimento sindical brasileiro conheceu grandes avanços na década de 1980, vistos pelo aumento das taxas de sindicalização em setores antes não alcançados, como trabalhadores rurais, camadas médias e funcionários públicos.
IV. Trinta anos depois, devido à reestruturação produtiva e ao aumento do desemprego, as práticas sindicais dominantes tendem a uma maior aproximação com as empresas e com o Estado e ao distanciamento em relação às bases dos trabalhadores.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.   
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.   
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.   
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.   
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas  

_____________

12. (Ufpr 2009)  Quais foram os efeitos da onda do neoliberalismo na década de 90 do século XX sobre o sindicalismo?

_____________


13. (Uel 2007)  O quadro abaixo, criado pelo italiano Giuseppe Pellizza, é uma expressiva representação da emergência dos movimentos sociais no final do século XIX, ao mostrar uma multidão de trabalhadores que, determinadamente, avança para reivindicar seus direitos. Esse fenômeno de desenvolvimento das organizações coletivas, como o movimento sindical e os partidos políticos, teve início na Europa e Estados Unidos do século XIX, espalhando-se por todo o mundo ocidental.





Qual das afirmativas abaixo corresponde às condições sociais daquele período?
a) A rígida estratificação social impedia que os camponeses procurassem trabalho fora dos limites feudais.   
b) A estagnação do setor econômico-produtivo, centralizado num mundo agrário incapaz de atender às necessidades humanas de subsistência.   
c) Leis trabalhistas que reconheciam os direitos dos homens, mulheres e crianças.   
d) As péssimas condições de vida dos mais pobres, com longas jornadas de trabalho e precárias condições de habitação.   

e) A expansão dos governos democráticos, abertos à participação popular e à inclusão dos mais pobres na política.   

_____________


14. (Uel 2005)  “Era a manhã ensolarada do dia 1º de maio de 1980, e as pessoas que haviam chegado ao centro de São Bernardo do Campo para a comemoração da data se depararam com a cidade ocupada por 8 mil policiais armados, com ordens de impedir qualquer concentração. Já desde as primeiras horas daquele dia as vias de acesso estavam bloqueadas por comandos policiais que vistoriavam ônibus, caminhões e automóveis [...]. Pela manhã, enquanto um helicóptero sobrevoava os locais previstos para as manifestações, carros de assalto e brucutus exibiam a disposição repressiva das forças da ordem”

(SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena. São Paulo: Paz e Terra, 1995. p. 27.)

Com base nos conhecimentos sobre a história recente do Brasil, é correto afirmar que, nesse episódio, o autor se refere ao:
a) Movimento estudantil, que lutava contra a reforma universitária de perfil privatista, implantada pelo governo João Figueiredo.   
b) Movimento operário, que lutava contra a ditadura militar, contra o arrocho salarial e pela democratização do país.   
c) Movimento das panelas vazias, que, apesar de o país já se encontrar plenamente democratizado, restringia sua luta à reposição das perdas salariais devido ao arrocho imposto na década anterior pelo regime militar.   
d) Movimento dos desempregados, constituído no processo de abertura política, e que sustentava a bandeira do pleno emprego.   

e) Movimento camponês, que, embora se constituísse numa força política emergente dos escombros do regime militar, mostrava grande capacidade de mobilização das classes médias urbanas.   

GABARITO:

1) A

2) 01 + 02 + 04 + 16 = 23.

3) Os movimentos sociais da década de 1980, no Brasil, estavam relacionados ao fim da ditadura e à luta pela democracia e carregavam consigo uma forte conotação de classe. Já as novas formas de participação política do século XXI carregam uma crítica ao modelo capitalista e desenvolvimentista internacional, estão relacionados a demandas por direitos sociais e se apropriam da internet e das redes sociais como uma das suas principais formas de ampliação e divulgação. Podemos citar como movimentos contemporâneos a Primavera Árabe, o movimento estudantil na Espanha e a ocupação de Wall Street.

4) B

5) C

6) Os movimentos sociais são formas de organização política da sociedade civil que visam à transformação de alguma estrutura geradora de desigualdades, sejam materiais ou simbólicas. Geralmente estão relacionados com a luta ou pela garantia de certos direitos que são violados ou pela ampliação de direitos que ainda não são considerados pela constituição. As torcidas organizadas de futebol não se formam tendo como objetivo esse tipo de transformação política, mas estando relacionadas somente com a identificação à figura do clube de futebol. Nesse sentido, são somente uma manifestação espontânea, muito diferente de movimentos como o MST ou o movimento negro.

7) A

8) C

9) A

10) C

11) C

12) Política de privatizações, globalização da economia, mudanças na legislação trabalhista, redução do trabalho formal, perda de representação sindical, enfraquecimento do movimento sindical, afrouxamento da identidade entre os trabalhadores, crescimento do individualismo e menor poder de negociação entre trabalhadores e empregadores.

13) D

14) B

6 comentários: