Bons estudos!
Primeira aula: Indivíduo e Sociedade
Segunda aula: As Instituições Sociais
AGORA COMPLEMENTE OS SEUS CONTEÚDOS RESOLVENDO OS EXERCÍCIOS ABAIXO
1.
(Unimontes 2012) Segundo Émile Durkheim
(1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós,
individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as
necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações
passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa
incorreta.
a) Cada sociedade dispõe de
certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e
fazem com que a sociedade se perpetue.
b) As leis e regras sociais
existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos,
formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
c) Os costumes e normas
solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as
crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
d) As
transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o
processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos
indivíduos na ação-reflexão-ação.
______________
2.
(Uncisal 2012) O
modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e
comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande
importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos
sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de
estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para
todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a
exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que
apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim.
a) Fatos sociais.
b) Expressões culturais.
c) Ações sociais.
d) Estruturas políticas.
e) Relações sociais.
______________
3.
(Ueap 2011) Émile Durkheim (1858-1917)
foi considerado o pai da Sociologia, enquanto ciência. Segundo ele, seu objeto
de estudo são os Fatos Sociais — Toda maneira de atuar, fixada ou não,
suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda,
que é geral na extensão de uma dada sociedade, conservando uma
existência própria, independente das suas manifestações individuais
(DURKHEIM, 1937, p. 129).
Para ele, esses fatos são tratados como
“coisas”.
Analise os itens abaixo e assinale a
alternativa que corresponde às três características referentes aos fatos
sociais de que trata Durkheim.
1. Coercitividade: os fatos
sociais exercem força sobre os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as
regras sociais dominantes, independentemente da vontade dos indivíduos;
2. Exterioridade: os fatos
sociais são exteriores e anteriores aos indivíduos, ou seja, as regras sociais,
os costumes, as leis, existem anteriormente aos indivíduos;
3. Generalidade: os fatos
sociais são gerais, repetem-se em todos os indivíduos ou, pelo menos, na
maioria deles;
4. Historicidade: os fatos
sociais são estudados pela ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no
espaço;
5. Objetividade: o fato
social é caracterizado pela qualidade daquilo que é objetivo, externo à
consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências
individuais.
As características são:
a) 1, 3 e 5
b) 2, 3 e 4
c) 3, 4 e 5
d) 1, 2 e 3
e) 1, 3 e 4
______________
4. (Uffs 2011) Na perspectiva
clássica da sociologia encontramos em Durkheim a análise do que chamou de:
a) Fato Social.
b) Método Social.
c) Método Analítico.
d) Materialismo
Dialético.
e) Materialismo
Histórico Dialético.
______________
5. (Ufu 2011)
Segundo
Durkheim, o crime é um fato social presente em toda sociedade. Para o autor,
nem todo crime é anômico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de
coesão social.
A partir do exposto acima, assinale a
alternativa correta sobre o significado de anomia social em Durkheim.
a) Ocorre quando há, nas
sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, uma situação em
que o conjunto de regras, valores e procedimentos são reconhecidos por todos os
indivíduos, levando ao desenvolvimento da sociedade.
b) Conceito que descreve os
sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de
mudanças do mundo moderno, os quais resultam na perda da influência das normas
sociais sobre o comportamento individual.
c) Conceito que descreve a
ocorrência, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, de
um estado de complementaridade e interdependência entre os indivíduos, o que
leva a uma menor divisão do trabalho social e ao fortalecimento das
instituições sociais.
d) Ocorre quando os
sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de
mudanças do mundo moderno resultam no fortalecimento da coesão social e da
influência das normas sociais sobre o comportamento individual.
______________
6.
(Unimontes 2012) A perspectiva weberiana de
estudos sociológicos fundamenta-se na possibilidade de o cientista compreender
a ação social do indivíduo, ou seja, em atores sociais capazes de conduzir suas
próprias ações, que têm motivações e sentidos. Para ele, a ação social e suas
diferentes motivações levam a quatro categorias ou tipologias. Assinale as
colunas correspondentes às características de cada uma.
1- Ação social racional em relação a fins
2- Ação social racional com relação a
valores
3- Ação social tradicional
4- Ação social afetiva
( ) O
agente tem motivações e inspirações imediatas como, por exemplo, de medo, de
ódio ou entusiasmo.
( ) São
modos de condutas que obedecem a estímulos habituais, de modo que ocorrem e são
praticadas por vários agentes como um costume.
( ) O
agente possui um comportamento fiel às suas convicções como, por exemplo, na
política ou no exercício da liberdade religiosa.
( ) O
agente disporá de todos os meios necessários para atingir um fim preestabelecido
como, por exemplo, quando ele está praticando uma ação no mercado.
A sequência correta é
a) 3, 2, 4, 1.
b) 2, 1, 4, 3.
c) 4, 1, 2, 3.
d) 4, 3, 2, 1.
______________
7. (Uem 2012) Sobre a sociologia
compreensiva de Max Weber, assinale o que for correto.
01) Segundo essa perspectiva
sociológica, a ordem social impõe-se aos indivíduos como força exterior e
coercitiva, submetendo, assim, as vontades desses indivíduos aos padrões
sociais estabelecidos.
02) A ação social é entendida
como um comportamento dotado de sentido subjetivamente visado e orientado para
o comportamento de outros atores.
04) O sociólogo tem como tarefa
fundamental a identificação e a compreensão causal dos sentidos e das
motivações que orientam os indivíduos em suas ações sociais.
08) O que garante a
cientificidade da análise sociológica é o recurso à objetividade pura dos
fatos.
16) As instituições sociais são
definidas como resultados de relações sociais estáveis e duráveis, passíveis de
serem alteradas a partir de transformações nos sentidos atribuídos pelos
indivíduos às suas ações.
______________
8.
(Uema 2012) No conjunto da sua
Sociologia compreensiva, o sociólogo alemão Max Weber define ação social como
ação
a) racional em que o agente
associa um sentido objetivo aos fatos sociais.
b) desprovida de sentido
subjetivo e motivacional.
c) humana associada a um
sentido objetivo.
d) cuja intenção fomentada
pelos indivíduos se refere à conduta de outros, orientando-se por ela.
e) não orientada
significativamente pela conduta do outro em prol de um bem comum.
______________
9. (Uncisal 2012) A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos
seus fundamentos mais importantes em termos sociológicos. Tal teoria, pela
óptica marxista, defende que
a) os conflitos sociais são
culturais, sendo expressões do embate entre a tradição e a inovação.
b) os conflitos nascem das
contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção.
c) as sociedades mais
avançadas são aquelas que melhor se adaptaram ao longo do processo histórico,
sendo as menos aptas extintas.
d) os conflitos sociais são
observados apenas nas sociedades anteriores à Revolução Industrial.
e) todas as relações sociais
estão desvinculadas da esfera econômica, sendo os conflitos políticos o
alicerce da vida em sociedade.
______________
10.
(Unicentro 2011) Teria orgulho, sim, e
estava seguro de que um dia teria mesmo esse orgulho, se a luta e o sofrimento
fossem não para preservar um Brasil onde muitos trabalhavam e poucos ganhavam,
onde o verdadeiro povo brasileiro, o povo que produzia, o povo que construía, o
povo que vivia e criava, não tinha voz e nem respeito, onde os poderosos
encaravam sua terra apenas como algo a ser pilhado e aproveitado sem nada darem
em troca, piratas de seu próprio país; [...] teria orgulho se essa luta tivesse
sido, como poderia ser, para defender um Brasil onde o povo governasse, um
grande país, uma grande Pátria, em que houvesse dignidade, justiça e liberdade!
RIBEIRO, J. U. Viva
o povo brasileiro. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1984.
Os escritos de Karl Marx refletem o seu
interesse pelas mudanças do tempo moderno, principalmente as ligadas ao
desenvolvimento do capitalismo e a seus principais elementos: o capital e a mão
de obra assalariada. Nesse sentido, pode-se utilizar esse recorte de texto do
clássico de João Ubaldo Ribeiro para exemplificar o conceito de
a) mais-valia, que, ao
desvalorizar o trabalho, aumenta o valor do produto e gera diferenças sociais.
b) luta de classes, as quais,
no capitalismo, estabelecem desigualdades e relações de antagonismo e
exploração.
c) dominação, em que a
economia mecanicamente determina todas as demais esferas da sociedade.
d) trabalho visto como a única
força capaz de fazer um grupo se sobrepor ao outro, impondo a sua vontade como
verdade.
e) alienação, em que os
operários não percebem o produto final como resultado do seu trabalho por causa
das desigualdades sociais.
______________
11. (Uffs 2011) É uma ideia que
na sociedade capitalista pressupõe a elaboração de um discurso homogêneo,
pretensamente universal, que, buscando identificar a realidade social com que
as classes dominantes pensam sobre ela, esconde, oculta as contradições
existentes e silencia as representações contrárias às dessa classe.
a) A ideia de
justiça
b) A ideia de
ordem
c) A ideia de
democracia
d) A ideia de
ideologia
e) A ideia de
progresso
______________
12.
(Uem 2012) Sobre as instituições
responsáveis pelos processos de socialização dos indivíduos, assinale o que for
correto.
01) A família deixou de ser uma
instituição de socialização primária relevante, pois no século XXI não
transmite mais as habilidades necessárias para o agir em sociedade.
02) A escola é responsável pela
socialização secundária dos indivíduos, atuando tanto na formação profissional
dos estudantes quanto na transmissão de valores e normas compatíveis com a
estrutura social vigente.
04) Os grupos de colegas e
amigos formados na adolescência e na juventude podem ser definidos como
instituições de socialização importantes, pois desempenham papel cada vez mais
relevante no processo de formação das identidades sociais.
08) Os meios de comunicação,
apesar de cada vez mais presentes na vida moderna, não interferem no processo
de socialização primária e secundária, pois a exposição aos seus conteúdos
sempre é mediada e controlada pela família e pela escola.
16) O
processo de socialização se encerra no final da juventude, não se estendendo
pela vida adulta. Nessa etapa da vida individual adulta, as habilidades e
valores necessários para viver em sociedade já estão de tal forma cristalizados
que não podem mais ser alterados
______________
13.
(Uem 2009) Leia o texto a seguir:
“O lado dramático e cruel da situação
educacional brasileira está exatamente aí. O homem da camada social dominante
tira proveito das deformações de sua concepção de mundo. Ao manter a
ignorância, preserva sua posição de mando, com os privilégios correspondentes.
O mesmo não sucede com o homem do Povo. As deformações de sua concepção de
mundo atrelam-no, indefinidamente, a um estado de incapacidade, miséria e
subserviência. Transformar essa condição humana, tão negativa para a sociedade
brasileira, não poderia ser uma tarefa exclusiva das escolas. Todo o nosso
mundo precisaria reorganizar-se, para atingir-se esse fim. No entanto, é sabido
que as escolas teriam uma contribuição específica a dar, como agências de
formação do horizonte intelectual dos homens.”
(FERNANDES,
Florestan. Educação e Sociedade no Brasil. In: TOMAZI, Nelson. Sociologia
para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2007, p. 155-156.)
Considerando o que diz o trecho acima e as
características da “instituição escolar”, assinale o que for correto.
01) A escola é a instituição
social responsável por promover, por meio da reorganização intelectual das
classes dominantes, a transformação social.
02) As diferenças culturais
existentes na sociedade de classes favorecem as camadas dominantes que
encontram, na escola, o reforço e a valorização de conhecimentos já
compartilhados no espaço familiar.
04) O homem do povo encontra,
na escola, um espaço de valorização dos seus saberes, os quais se transformam
em um componente fundamental de ingresso no mercado de trabalho na sociedade
capitalista.
08) Em uma sociedade de
classes, os filhos das classes dominantes e populares desenvolvem, por meio da
educação escolar, as mesmas competências e habilidades.
16) Quando assumem a
responsabilidade de agir sobre a formação intelectual humana, as escolas têm um
alto potencial transformador.
______________
14.
(Ufpa 2008) Pode-se
dizer que as diferenças culturais existentes na humanidade são explicadas e
compreendidas, entre outros fatores, por meio de seus processos de
socialização. A escola é um importante espaço desse processo porque
a) proporciona
a educação formal, que é um instrumental relevante na manutenção das realidades
socioculturais, uma vez que apenas os membros mais velhos de uma dada sociedade
determinam o modo se ser, agir e pensar das novas gerações.
b) é
possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da
educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se
manifesta espontaneamente e em situações diversas.
c) transmite
modelos sociais de comportamento homogêneo, uma vez que as diferenças sociais e
culturais entre as pessoas garantem o dinamismo neste processo educativo.
d) busca
ampliar ações afirmativas por meio do diálogo com outras identidades, ou seja,
o interculturalismo, baseando-se na eliminação das diferenças socioculturais e
reforçando conflitos e disputas pela manutenção ou ampliação de poder.
e) aprender
e ensinar aspectos culturais são processos que se manifestam em momentos e
lugares específicos da educação formal, como é o caso do que se processa nas
escolas e universidades.
______________
15.
(Unicentro 2012) A respeito dos estudos
sobre instituições familiares, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F,
nas falsas.
( ) O
conceito sociológico de “família” é definido como a união entre um homem e uma
mulher, ligados por laços de sangue, de matrimônio ou de adoção.
( ) As
relações desiguais de poder dentro da família revelam que certos membros tendem
a ter mais benefícios que outros.
( ) Os
casamentos, atualmente, têm caráter voluntário, não sendo mais orientados
apenas por interesses econômicos e familiares, o que ocasionou liberdades, mas
também novas coerções.
( ) Os
primeiros casos de casamento entre pessoas do mesmo sexo, no Brasil, é amparado
pelo princípio de isonomia, para o qual todos são iguais perante a lei.
A alternativa que contém a sequência
correta, de cima para baixo, é a
a) F V F V
b) V F F F
c) F V V V
d) V F F V
e) V F V F
GABARITO
1) D
2) A
3) D
4) A
5) B
6) D
7) 02 + 04 + 16 = 22.
8) D
9) B
10) B
11) D
12) 02 + 04 = 06.
13) 02 + 16 = 18.
14) B
15) C
professor,não compreendi o motivo de o gabarito da questão 13 possuir alternativas opostas como resposta,já que na afirmação 16aponta a escola como agente transformador e na afirmação2 aponta a manutenção de um conhecimento que ja veio da educação familiar das classes dominantes.(ou pelo menos eu entendi isso da questão)Poederia me explicar,obrigada.
ResponderExcluirLetra D
ResponderExcluirNICE lista, ajudou de mais na fixação e entendimento do conteúdo. VLWWWW
ResponderExcluirA resposta da questão 12 é qual?
ResponderExcluirQual a resposta da 12?
ResponderExcluirResposta da 12... Não entendi
ResponderExcluir1) De acordo com o texto acima, o que é preciso ser feito para que o
ResponderExcluirindividuo seja considerado socializado?
2) O autor diz no texto que a socialização não acaba na fase adulta.
Explique por quê.
3) Quais são as duas etapas do processo de socialização abordada por
Antony Guiddens? Explique-as.
4) A construção da identidade também é parte fundamental para a
socialização e construção da individualidade do sujeito. Explique por quê.