RESOLVE OS EXERCÍCIOS ABAIXO E COMPLEMENTE OS SEUS CONHECIMENTOS.
1.
(Unioeste 2012) Quando falamos em identidade, logo pensamos em quem somos. A construção
de identidades como: “ser brasileiro”, “ser português”, “ser cigano”, “ser
gremista”, “ser homem”, “ser mulher” é um processo sociocultural pelo qual se
marca as fronteiras de pertencimento social e/ou cultural. Tendo por base o
anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
a) as identidades são
estáticas, é algo natural, ela nos acompanha por toda a vida.
b) as identidades são
construídas nas relações sociais, são situacionais, relacionais e constroem-se
na relação entre o “nós” e os “outros”, cria um nós coletivo.
c) identidades surgem através
de um determinismo geográfico que molda o nosso modo de ser e agir.
d) identidades são produtos de
marketing e geram vínculos entre os indivíduos.
e) identidades são heranças
genéticas.
2.
(Uel 2011) No dia 16 de
junho de 2010, o Senado brasileiro aprovou o Estatuto da Igualdade Racial.
Os
senadores [...] suprimiram do texto o termo “fortalecer a identidade negra”,
sob o argumento de que não existe no país uma identidade negra [...]. “O que
existe é uma identidade brasileira. Apesar de existentes, o preconceito e a
discriminação não serviram para impedir a formação de uma sociedade plural,
diversa e miscigenada”, defende o relatório de Demóstenes Torres.
(Folha.com.
Cotidiano, 16 jun. 2010. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/751897-sem-cotas-estatuto-da-igualdaderacial-e-aprovado-na-ccj-do-senado.shtml>.
Acesso em: 16 jun. 2010.)
Com base no texto e nos conhecimentos atuais
sobre a questão da identidade, é correto afirmar:
a) A identidade nacional
brasileira é fruto de um processo histórico de realização da harmonia das
relações sociais entre diferentes raças/etnias, por meio da miscigenação.
b) A ideia de identidade
nacional é um recurso discursivo desenraizado do terreno da cultura e da
política, sendo sua base de preocupação a realização de interesses individuais
e privados.
c) Lutas identitárias são
problemas típicos de países coloniais e de tradição escravista, motivo da sua
ausência em países desenvolvidos como a Alemanha e a França.
d) Embora pautadas na ação
coletiva, as lutas identitárias, a exemplo dos partidos políticos, colocam em
segundo plano o indivíduo e suas demandas imediatas.
e) As
identidades nacionais são construídas socialmente, com base nas relações de
força desenvolvidas entre os grupos, com a tendência comum de eleger, como
universais, as características dos dominantes.
3. (Uem 2010) “A
feijoada, o mais conhecido dos chamados ‘pratos nacionais’, tem como base a
comida do cotidiano. Mas, nesse caso, a dupla feijão com arroz, acompanhada
pela farinha de mandioca, sofre uma transformação não apenas no conjunto dos
ingredientes, mas sobretudo em seu significado, transformada em um prato
emblemático – possuidor de um sentido unificador e marcador de identidade – ou
‘típico’.”
(MACIEL,
Maria E. “Uma cozinha brasileira”. Estudos
Históricos, Rio de Janeiro, n. 33, jan-jun de 2004, p.33)
Considerando a alimentação humana como um processo
social e cultural, assinale o que for correto.
01) Respeitada como um conjunto
de saberes e práticas sociais, a culinária de um povo compõe parte de seu
patrimônio cultural.
02) Definir a feijoada como
prato tipicamente brasileiro implica considerá-la como uma combinação de
símbolos e classificações que representariam o “modo de ser” desta
nacionalidade.
04) A combinação arroz e feijão
atende às necessidades nutricionais típicas da raça brasileira e das
deficiências biológicas oriundas da miscigenação entre brancos, negros e
indígenas.
08) As restrições e proibições
alimentares de fundo religioso baseiam-se em interdições nutricionais
cientificamente comprovadas como maléficas ao sustento físico do indivíduo.
16) Diferentemente dos chamados
pratos típicos, que destacam as características das cozinhas regionais, o fast-food
configura-se num tipo de alimentação identificada com o processo de
globalização da cultura.
4. (Uem
2009) Sobre o tema da diversidade
étnica, as teorias sociológicas afirmam que, na cultura brasileira,
01) o futebol pode ser pensado
como símbolo de nacionalidade que ultrapassa as barreiras existentes entre
diferentes grupos sociais, tornando possível a um indivíduo como Pelé condensar
o que seria o estilo brasileiro de jogar.
02) o processo de miscigenação
pelo qual passou a sociedade brasileira não teve reflexos em nossa culinária,
tornando a feijoada e a caipirinha, respectivamente, prato e bebida típicos
apenas para baianos e cariocas.
04) o contato interétnico é um
fenômeno que ocorreu somente no período colonial e foi fundamental para
manutenção dos rituais religiosos de algumas tribos indígenas.
08) o carnaval possibilita o
encontro de diferentes grupos étnicos e sociais, subvertendo, ainda que
momentaneamente, as hierarquias presentes na sociedade brasileira.
16) o
futebol, a culinária e o carnaval são práticas culturais que mascaram a
existência das desigualdades socioeconômicas presentes na sociedade brasileira;
por isso, não devem ser tomados como objeto de estudo pela sociologia
5. (Ufu 2004)
Cientistas
sociais reconhecidos têm apontado algumas contradições dos processos da
globalização com fortes impactos sobre as identidades e culturas nacionais.
Estes sugerem que ocorrem dois processos: tanto a tendência à autonomia
nacional e aos particularismos culturais, que mantêm a heterogeneidade, quanto
a tendência globalizante, que força a homogeneidade cultural, conforme HALL,
Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro:
Editora DP&A, 1999, p. 68-69.
Com base no argumento acima, assinale a
alternativa que apresenta uma hipótese sociológica teoricamente incorreta sobre
a heterogeneidade da produção cultural nas sociedades capitalistas
contemporâneas.
a) As
identidades nacionais estão em declínio, mas novas identidades híbridas estão
surgindo, pois todas as identidades, por definição, são formadas por
representações simbólicas historicamente condicionadas, face a sociedades
diferentes. Estas resultam de comunidades unitárias imaginadas, mitos
fundacionais e tradições inventadas
b) As identidades nacionais
sofrem certo declínio como resultado da tendência de homogeneização cultural, promovida
pelo aumento da circulação de mercadorias e dos sistemas simbólicos dominantes,
que são mediados pelos agentes detentores dos meios de comunicação massivos,
atualmente informatizados e internacionalizados.
c) As identidades nacionais e
outras identidades particulares, como as de classe, de gênero, de etnia e de
religião, estão sendo reelaboradas e até reforçadas como expressão de
resistência à globalização e à homogeneização das culturas, demarcando uma das
contradições apontadas pelos cientistas sociais.
d) A
produção cultural apresenta uma grande heterogeneidade de sujeitos produtores e
consumidores, pela propriedade e disponibilidade geral dos meios técnicos para
reprodução de quaisquer sistemas simbólicos, como se comprova pelo acesso generalizado
à televisão e à comunicação informatizada da Internet
6. (Ufu 1998)
"Na
linguagem corrente, é comum que se usem como sinônimos as palavras
"Estado", "Nação", "País" etc.. É preciso que
esses termos sejam distintos, para que não caiamos numa confusão
irremediável."
(RIBEIRO, João
Ubaldo. Política; quem manda, por que manda, como manda. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1986, p. 49/50)
Tomando como referência o texto acima,
assinale o significado da palavra "nação".
I. Nação é um processo de criação de uma identidade
comum dos grupos étnicos, linguísticos, religiosos e regionais.
II. Indivíduos que têm uma história,
valores, hábitos e arte comuns.
III. Necessita, para sua existência, de um
território fixo, delimitado e exclusivo.
IV. Não se pode distinguir do que seja Estado,
porque encaixa-se completa e exclusivamente dentro de um Estado.
a) I e II estão corretas.
b) I e IV estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) II, III e IV estão
corretas.
e) Todas
as afirmativas estão corretas.
7.
Nela percebemos
como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos
específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi
conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do
termo já existente, sociedade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que
comunidade
a) é composta por pessoas que
estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.
b) é um conjunto de pessoas
que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
c) é constituída de grupos
baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
d) é a representação de uma
realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e
econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação
social.
e) pode ser definida como
heterogênea, pois as atividades e o estado de espírito são muito semelhantes
para todas as pessoas.
8.
“Nossas próprias atitudes frente a outros
grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes,
repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. Rotulamos e aplicamos
estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a
diferença. As ideias etnocêntricas que temos sobre as “mulheres”, os “negros”,
os “empregados”, os “paraíbas de obra”, os “colunáveis”, os “doidões”, os
“surfistas”, as “dondocas”, os “velhos”, os
“caretas”, os “vagabundos”, os “gays”, e
todos os demais “outros” com os quais temos familiaridade, são uma espécie de “conhecimento”,
um “saber” baseado em formulações ideológicas que, no fundo, transforma a
diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.”
(ROCHA,
Everardo P.G. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
Adaptado)
A alternativa que apresenta uma
interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é:
a) Vemos que as verdades da
vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição
e da relação entre elas.
b) Relativizamos o significado de um ato que é visto não na sua dimensão
absoluta, mas no contexto em que acontece; a verdade está mais no olhar que
naquilo que é olhado.
c) Criamos um conjunto de “outros”
que servem para reafirmar, por oposição, uma série de valores de um grupo
dominante que se autopromove como modelo.
d) Compreendemos o “outro” nos
seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na
diferença.
9. (Ueg 2011) “Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas
passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam
por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias
compartilhadas”.
CHARON, Joel. Sociologia.
São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103.
Com base na afirmativa acima, é correto
afirmar:
a) o time do Palmeiras possui
uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura
de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a
uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo.
b) a cultura é estática, por
isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às
demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.
c) o peso da tradição é muito
forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo
desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo
o globo.
d) o
procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se
etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os
indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
10. No ano de 1933, a artista modernista Tarsila
do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social
no Brasil.
Sobre o tema da diversidade étnica, as
teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural,
a) os termos raça, etnia e
cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando
utilizados por sociólogos e antropologos.
b) as populações indígenas
brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos
colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.
c) os grupos biológicos de
indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos
e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.
d) alguns elementos culturais,
como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da
análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.
e) a chegada dos japoneses, em
1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas
associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais
no Brasil.
GABARITO
1) B
2) E
3) 01 + 02 + 16 = 19
4) 01 + 08 = 09.
5) D
6) A
7) B
8) C
9) D
10) C
Ótimas questões. Obrigado. Esse blog é genial.
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